Para iniciarmos as operações, vamos abrir o PDV, basta clicar na logo COMPETI ou teclar ENTER.
Insira seu Usuário e Senha criados, e faça o login apertando em ENTRAR ou teclando ENTER.
Insira o valor de Abertura do caixa, após inserir clique em OK, se não tiver valor de abertura, deixe zerado e clique em OK.
Para realizar uma venda, basta bipar código do produto ou digitar manualmente o código.
Caso não tenha o Código do produto, e precise buscar pela Descrição, aperte a tecla F3, selecione o campo Descrição, informe o nome e aperte o ENTER ou clique na Lupa.
Obs.: se precisar buscar pelo meio do nome, aperte o ESPAÇO do teclado, digite o nome e tecle ENTER.
Para inserir Quantidade do produto, você pode bipar ele de acordo com a quantidade que está sendo vendido, ou digitar manualmente antes do código do produto com o sinal de vezes(*). Exemplo: 4 * Código do Produto, (que é 100), ficaria assim:
Podemos lançar a Quantidade Fracionada. Ex.: o produto foi pesado numa balança, e você precisa informar a quantidade, ficaria assim: 0,200 * o Código do Produto, segue abaixo.
Se não souber do Código, pelo nome também é o mesmo processo. Mas, ao invés de informar o Código, irá apertar F3 e procurar pelo Nome do Produto. Segue exemplo:
Caso precise inserir CPF/CNPJ na nota, basta apertar F6, e digitar de acordo com a sua necessidade. Após digitar tecle ENTER.
Para informar um vendedor na aperte a letra V, pesquise o vendedor, selecione e depois, adicione o produto.
Caso precise colocar Desconto(D) ou Acréscimo(A), aperte A para Acréscimo ou D para Desconto Antes de adicionar o produto. Lembrando que ambos precisam ser selecionados Antes de adicionar o produto.
Se houver um produto sem cadastro no sistema, temos a função F10. Ele abrirá uma tela para você informar a Descrição e o Preço de Venda, (válido somente para a venda em questão, a função não cadastrará o produto no sistema. Será preciso acessar o Cadastro de Produto, para cadastrar posteriormente).
ACONSELHAMOS QUE USE SOMENTE EM ÚLTIMO CASO, O CORRETO É SEMPRE TER O CADASTRO PRÓPRIO DO PRODUTO.
Outra função que temos, é da letra P. Ela servirá para alterar o Preço do produto no momento da venda, basta teclar P e inserir o Valor Unitário, depois busque o produto. (Válido somente para a venda em questão, a função não altera o valor produto no cadastro).
Vamos agora finalizar essa venda, basta clicar do lado direito inferior, em Receber, ou teclar de acordo com a orientação abaixo.
F1 – VENDAS CUPOM FISCAL
F2 – VENDAS EM ORÇAMENTO
Selecionarei como F1 – fiscal.
Escolha a Forma de Pagamento desejado. Note que temos a opção de Acréscimo e Desconto também nessa tela, caso tenha algum preencha de acordo com o que precisar.
Se o recebimento for em DINHEIRO, em Receber informe o valor que o cliente está passando, assim o sistema calculará o valor do troco no final da venda.
Caso tenha mais de uma pessoa e elas precisem dividir os valores para cada uma, poderá usar a função Dividir, e informar a quantidade de pessoas que o valor será dividido.
Note que informará o valor que cada pessoa irá pagar, basta ir selecionando as formas de pagamento conforme são pagas.
Se o cliente precisar pagar com mais de uma forma de pagamento na mesma venda, basta informar o valor que ele irá pagar de uma determinada forma de pagamento, e selecionar qual a forma, depois fazer o mesmo processo com as outras formas.
Após terminar, finalize apertando ENTER ou clique em Finalizar Venda.
A venda está finalizada, podendo iniciar a próxima.
Para cancelar uma venda, basta apertar F8 e digitar o Motivo do Cancelamento, após isso clique em Confirmar Cancelamento.
Para podermos fazer uma venda em espera, (Ex.: o cliente está passando os produtos, mas esqueceu de algum outro item e abandonou o caixa para ir buscar, você pode colocar a venda dele em espera para passar as vendas de outros clientes), basta apertar a tecla Ponto e Vírgula (;).
Para puxá-la novamente, aperte novamente a tecla ; (ponto vírgula), e selecione a venda que está em espera.
Assim que importar, pode dar continuidade a venda do cliente normalmente.
Para transformar um Orçamento em Cupom Fiscal, aperte a tecla R, assim ele abrirá a tela de busca e para encontrar a venda que foi feita em orçamento. (Essa função só é válida para reabertura de orçamentos, cupom fiscais não são permitidos devido as regras de cancelamento da SEFAZ).
Basta agora finalizar como Cupom Fiscal, caso queira adicionar mais itens, fica a critério.
Para reimpressão de uma venda anterior, basta apertar a letra i, e selecionar Imprimir Última Venda ou Consultar Vendas Anteriores, e selecionar a desejada.
Se a venda for de dias anteriores, será preciso selecionar a opção Buscar em Todas as Sessões, e selecionar o campo Número e informar o Número da Venda, depois de digitar tecle ENTER, ele pesquisará o cupom informado, basta selecionar que será impresso.
Se tiver alguma venda com os mesmos produtos da anterior, você pode apertar a letra U do teclado, e selecionar a venda para importar os produtos dela, assim poderá fazer a venda deles novamente.
Obs.: essa função duplicará a venda, então só use caso for fazer a mesma venda novamente.
Para efetuar Sangrias ou Retiradas de Caixa, use a função S. Informe o Valor e o Motivo da sangria. Depois clique em OK, e irá sair o comprovante de sangria.
Informar suprimento, dinheiro para troco, reforço de caixa, use o atalho na letra E, irá abrir uma tela como a de sangria, e você informará o Motivo e Valor do suprimento, da mesma forma, irá sair um comprovante do suprimento feito.
Caso precise consultar algum preço no sistema, aperte a tecla F5, abrirá uma tela de busca, bipe ou digite o Código do Produto.
Para lançar uma Despesa no caixa, pagamento de fornecedor, funcionário, etc. Aperte a letra J, e assim como na sangria e no suprimento, faça o registro.
Para recebimento de Receitas, de algum pagamento feito que o dinheiro irá entrar em caixa, basta apertar a letra Q, então informar o motivo do recebimento e o valor.
Para realizar o Fechamento do Caixa, aperte F12 na tela do caixa livre.
Aperte F1 ou clique em Finalizar Sessão.
Preencha o total de vendas em Dinheiro, lembrando que se você não tiver feito a sangria do valor de Abertura, terá que informar junto as vendas em dinheiro.
Insira o total de vendas em Crédito e Débito, (algumas empresas possuem o TEF, ele é integrado ao sistema, então ele já preenche os campos de forma automática, bastando preencher os demais).
Após preencher o fechamento, clique em Finalizar e Imprimir, para realizar a impressão de fechamento do caixa.