Obs.: Existem duas formas de cadastrar fornecedores no sistema. A primeira, através da Entrada de Notas, e a segunda fazendo o cadastro manualmente, como demonstrado abaixo.
Acesse o módulo PARCEIROS >> FORNECEDORES.
Clique em Adicionar Fornecedor
Informe o Tipo de Documento: CNPJ/CPF: (Necessário para emissão fiscal), Estrangeiro, ou Sem Documento.
Caso selecionado CNPJ/CFP informe o número no campo Documento.
Informe a UF do cliente e o REGIME TRIBUTÁRIO (se ele é dentro ou fora do estado).
Nota: Para emissão de NFe, sempre informe o CPF/CNPJ, selecione a UF e Regime do fornecedor, pois são informações obrigatórias para emissão de notas.
Depois clique em Confirmar Cadastro. Como demonstrado abaixo.
Note, assim que informei o CNPJ e salvei, o próprio sistema já puxou todos os dados do fornecedor. Caso não puxe, você poderá preencher todas as informações manualmente. Obs.: os dados só puxam quando é informado um CNPJ, quando é CPF precisa ser preenchido manualmente.
Na aba Endereços, informe o endereço do fornecedor. Caso já tenha puxado do CNPJ, não precisa alterar. Mas se quiser adicionar mais um endereço, clique em Adicionar Endereço.
Em Indicativo de Insc. Estadual.
Ao informar o CEP e clicar na lupa, ou teclar ENTER, o sistema fará a busca automática do endereço do fornecedor. Precisando somente que informe o número do endereço, e caso exista, quadra e lote no campo COMPLEMENTO. Caso não tenha número, informe o numeral 0.
Na aba TELEFONES E EMAILS, clique em Adicionar Contato, e no tipo de contato informe se é Telefone ou E-mail.
Caso coloque o E-mail, assim que emitir alguma nota para esse fornecedor ou um pedido de compra, ele dará a opção de enviar para o e-mail dele.
Se o E-mail for o meio de contato padrão, marque a opção SIM no campo PADRÃO. Se não, deixe como NÃO.
Informe o responsável pelo E-mail.